Diário de bordo 2: do propósito institucional ao sucesso do estudante

Fábio Reis

Ana Valéria Reis

Os estudantes devem ser a prioridade das instituições de ensino, afinal, estamos no ramo da educação e ela serve para formar pessoas cidadãs, capazes de produzir novos conhecimentos. É fato que nossas instituições cumprem seu papel educacional ao oferecem aulas, professores, infraestrutura e outras oportunidades a jovens e adultos, todavia, estamos em um momento em que é preciso ir para além do convencional e isso exige reorganizar prioridades e investimentos. É preciso discutir sobre o tipo de educação que oferecemos aos alunos.

Definitivamente, é preciso cuidar do sucesso do estudante. 

Nesta 12ª Missão do Semesp, para os Estados Unidos, visitamos quatro universidades e este diário de bordo é sobre a University of South Floria (USF), a Flórida Polytechnic University (FPU) e sobre a Must University, onde tivemos a oportunidade de conversar com Antonio Carbobari, seu fundador.

Instituições diferentes, porém, com propósito institucional bem definido e com foco no sucesso do estudante

Temos um convite para os leitores que são gestores e que contribuem para a tomada das decisões institucionais: tenham um projeto para o sucesso do estudante. O que é sucesso do estudante? Não há uma única definição, mas o sucesso pode ser compreendido como a sua satisfação com o curso que está frequentando, com sua capacidade de superar as dificuldades das disciplinas, de ter boas notas e de terminar seu curso, com seu engajamento no aprendizado, sua capacidade de desenvolver e aplicar as competências pessoais e profissionais adquiridas ao longo da formação, com seu bem-estar,  sua saúde mental, sua convivência social intensa e harmoniosa, com sua empregabilidade e seu sucesso profissional. Defina o sucesso do estudante em sua IES e crie ações consistentes. 

É fato, caro leitor, que IES comprometidas com os estudantes possuem projetos para que eles tenham sucesso durante sua formação no ensino superior, no exercício da profissão e na vida em sociedade. 

A USF atua nesse tema há mais de dez anos. A taxa de retenção (relação entre alunos que iniciam o curso e terminam) está próxima a 70%. Há uma série de serviços oferecidos ao aluno e às suas famílias. Há serviços de aconselhamento e tutorias sobre sua trajetória acadêmica, o que o ajuda a escolher disciplinas, melhorar desempenho e se inserir no mundo do ensino superior e a optar por unidades extracurriculares. O estudante é acompanhado em diferentes dimensões. Há um grupo de pessoas envolvidas em cuidar do seu sucesso e de engajar as famílias nesse processo. Os serviços estão conectados, possuem planos, metas e investimento. 

Sem dúvida, de modo geral, no Brasil cuidamos do sucesso do estudante. Talvez tenhamos de refletir sobre o impacto dos nossos serviços, se é preciso qualificá-los e como mensurá-los.

Ter um serviço de tutoria bem organizada não é custo, é investimento. Percebemos durante as visitas um esforço das IES em irem além dos atendimentos convencionais, com secretaria e serviços terapêuticos. As instituições visitadas são pró-ativas, enxergam o estudante de forma holística e fomentam a participação dos alunos em projetos que os levam a ter sucesso. 

A FPU é um instituição também com propósito bem definido. Ela se autodeclara como uma universidade da área do STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), focada em pesquisa que traga impacto na produção de novos conhecimentos. Há projetos de vínculos com o setor produtivo, bem desenhados. A universidade não deverá ter mais de 5 mil estudantes, quer atrair bons estudantes e os melhores professores (há programa de atração de docentes investigadores reconhecidos na comunidade acadêmica) e oferecer laboratórios com equipamentos que viabilizem pesquisa de ponta.  

A FPU nos ensina algo simples: é preciso desenhar bons projetos administrativos e acadêmicos e definir o propósito institucional, alinhado com os melhores parâmetros do ensino superior e uma infraestrutura funcional e contemporânea. Para quem atua em educação, é preciso ter o compromisso com a formação dos estudantes, para que tenham o perfil demandado pela sociedade. A FPU é um instituição bem resolvida em sua missão e identidade. 

Instituições de ensino precisam ter um conjunto de fatores para obterem sucesso: líderes, gestão,  plano, foco no estudante, professores compromissados e qualificados, tecnologia e infraestrutura adequada para a atualidade e para o que está por vir. Fazemos aqui uma provocação: ter nota 5 em um avaliação in loco no MEC, indica, de fato, que a IES é diferenciada e está respondendo aos desafios atuais da sociedade? É preciso ser diferenciado, em um ambiente em que o ensino superior é cada vez mais pasteurizado. 

A Must University é uma universidade on-line, fundada por Antonio Carbonari, na Flórida. É uma instituição sediada nos Estados Unidos, com mais de 90% de seu público formado por brasileiros. A Must tem focado a suas estratégias nos programas de mestrado, com altas taxas de validação no Brasil. É preciso reconhecer que Carbonari é empreendedor, ousado, inquieto e tem coragem, ao investir no ensino superior no Estados Unidos, para um público de brasileiros que está em diversos lugares do mundo e para hispânicos. A Must ainda é uma instituição nova, pois foi fundada em 2017. Ela tem um projeto bem definido e o seu modelo de negócio é viável. 

Sobre o Carbonari, podemos concordar com ele ou discordar dele, podemos até ficar espantados com algumas de suas ideias, mas é preciso ouvi-lo e reconhecer o seu papel na dinâmica do ensino superior privado. 

As instituições de sucesso possuem projetos bem desenhados, propósitos institucionalizados e alinhados com a dinâmica do ensino superior, professores qualificados e estes priorizam o aprendizado dos estudantes. O contrário dessas boas práticas, provavelmente irá gerar constantes e diferentes crises institucionais, pois projetos acadêmicos e administrativos frágeis e fragmentados, não valorização do docente e desconhecimento ou descrédito em relação aos processos de aprendizagem, não irão garantir prosperidade e vida longa de sucesso para a IES. 

Aqui termina a nossa viagem desta missão, mas sempre constante em novas perspectivas para mais ações sempre em prol de uma educação de qualidade, eficiente e significativa

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Most Popular

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categories

On Key

Related Posts