A Rede de Associações Latino-amaricanas e Caribenhas de Universidades Privadas (Realcup) nasceu em 2016. Hoje é composta por 11 associações que representam 11 países, mais de 850 IES e 5.5 milhões de estudantes.  

As primeiras reuniões foram caracterizadas por uma discussão sobre seus objetivos. A elaboração do estatuto ocupou um bom tempo da agenda. O cuidado com a organização da Rede foi necessário, para o fortalecimento e consistência de seus objrtivos.

A Realcup tem entre seus propósitos institucionais fortalecer a presença do ensino superior privado na América Latina e instigar as IES associadas a investirem na qualidade, fortalecerem a relevância e o valor do ensino superior privado. Há propósitos que incidem diretamente nas IES, pois beneficiam as associadas.

O projeto Enlazar foi criado pela Realcup com o objetivo instigar a internacionalização entre as IES das associações que integram a Rede. Já temos mais de 300 IES inscritas. Apenas do Brasil são aproximadamente 60. A Realcup irá conectar IES que possuem os mesmos objetivos de internacionalização, ao mesmo tempo, o esforço de internacionalização (financeiro e tempo) de cada IES irá diminuir de forma significativa.

Há outros projetos em andamento, como o fortalecimento de redes temáticas de boas práticas. A Realcup quer conectar diversas e diferentes IES da América Latina em temas como ODS, inovação acadêmica, ensino híbrido, e tantos outros.

A Realcup também fará estudos sobre o impacto social do ensino superior privado na América Latina, com apoio do Instituto Semesp. Haverá também um grupo de trabalho sobre políticas públicas.

Estou em Buenos Aires, em uma reunião da Rede, com uma delegação de 10 brasileiros. O Conselho de Reitores das Universidades Privadas da Argentina está sediando o evento. Há 155 pessoas no evento e claramente há um ambiente de colaboração e de networking. É perceptível o desejo de cooperar, de trocar informações e de fortalecer a Realcup.

A professora Lúcia Teixeira, presidente do Semesp é a 2ª. vice-presidente da Realcup. O Semesp tem atuado de forma assertiva na Rede, pois acreditamos na Realcup e entendemos que há muitas oportunidades para ampliar os benefícios a nossas IES associadas. O Semesp faz tempo deixou de ser apenas um sindicato do Estado de São Paulo e se tornou uma associação nacional e agora está integrado a uma Rede Latino Americana, que conecta as IES brasileiras a diversas IES latinas.

A Realcup está revigorada, ao superar as discussões sobre estatuto, organização e funcionamento. É unânime entre os dirigentes das 11 associações o fato de termos oportunidades de crescimento e termos um futuro relevante. A Rede desenhou um plano de trabalho, instituiu metas para os próximos anos e com o encontro de Buenos Aires, definitivamente, fortaleceu o vínculo entre as associações e, principalmente, entre as pessoas. Os vínculos de amizade se fortaleceram. Os dirigentes da Realcup avançaram na consolidação da cultura da colaboração e sabem que juntos podemos ser mais fortes.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Most Popular

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categories

On Key

Related Posts