Consórcio Sthem Brasil e a Portaria 921

Políticas Públicas induzem mudanças na dinâmica das IES e devem refletir uma conjuntura de demandas da sociedade e de tendências do ensino superior. A Portaria 921, de 13/10/22, dispõe sobre as diretrizes para elaboração dos instrumentos de avaliação de IES.

Ela é bem-vinda, porque indica que os novos instrumentos serão elaborados com base em indicadores de qualidade que valorizam a inovação, o empreendedorismo, as metodologias ativas, a aprendizagem, os novos formatos de avaliação, a diversidade e o projeto institucional.

O Consórcio Sthem Brasil, formado por 66 IES públicas e privadas, nasceu em 2013 com a missão de ser uma rede de inovação acadêmica, que investe na capacitação continua dos professores. Para nós, os docentes precisam ser especialistas em metodologias ativas, em diferentes formatos de avaliação, em trabalhos interdisciplinares, em uso de tecnologias educacionais, em ensino híbrido e em atividades que fomentam o empreendedorismo. 

O Consórcio Sthem também foca nos gestores de IES, porque são eles os responsáveis por conduzir a transformação institucional. São eles que precisam investir tempo em reflexão, planejamento e recursos financeiros, para fomentar a inovação e o empreendedorismo. São eles os responsáveis pela mudança cultural da IES.

A Portaria 921 indica que os instrumentos de avaliação devem privilegiar a cultura empreendedora e inovadora da IES. A Portaria pode induzir as IES a transcenderem sua cultura convencional, marcada por uma concepção de educação atemporal, portanto, obsoleta.

Tenho uma hipótese que pode gerar polêmica, mas é preciso instigar o debate: uma IES que tem o conceito 5, em uma avaliação in loco do MEC, não é necessariamente uma instituição inovadora e empreendedora, que responde aos desafios contemporâneos da sociedade. Muitas IES, não mudam, porque possuem bons conceitos no MEC e se autodenominam como as melhores.

Meus caros, os instrumentos atuais de avaliação já não são compatíveis com a atualidade. As novas gerações de jovens encaram a aprendizagem de uma forma diferente e possuem comportamentos e expectativas de aprendizagem que exigem novos parâmetros de avaliação institucional. Muitas instituições possuem conceito 5 na avaliação com base nos instrumentos e diretrizes atuais do MEC, que são legítimos e dão reconhecimento público, mas que precisam ser repensados visando ao aprimoramento para essas novas realidades que mudaram exponencialmente nos últimos anos. Conheço um Reitor que tem uma frase interessante: “vamos fazer os bons projetos e consequentemente atender até o MEC”. A perspectiva para ele é: atender o MEC, sim. Todavia, é preciso ir além, para que nossas IES tenham valor e relevância.           

A SERES/MEC ao sinalizar que irá, por meio dos instrumentos de avaliação, instigar a inovação acadêmica, a cultura empreendedora e as metodologias ativas, entre outros fatores, precisa ser apoiada e viabilizar a participação de redes como o Sthem Brasil no processo de elaboração dos novos instrumentos. 

O Consórcio Sthem Brasil nasceu para criar um movimento de inovação nas IES associadas, portanto, a Portaria, responde a uma proposta que marca a origem da nossa rede, em 2013. Estamos preparados para responder aos novos instrumentos e sermos reconhecidos pelo poder público e pela sociedade, como referência em inovação. É preciso chamar a atenção para a “Rede de Autoavaliação do Semesp”, que durante 16 meses trabalhou para elaborar um instrumento de autoavaliação, que responde aos desafios contemporâneos da sociedade e induz à inovação e ao empreendedorismo. Portanto, o próprio Semesp e as IES da Rede estão sintonizadas a já se adiantarem aos critérios do novo instrumento de avaliação que a SERES deverá propor para o sistema de ensino superior.

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