Rumo à transformação

Em setembro de 2020, Unicesumar e Tec. de Monterrey assinaram um acordo de cooperação com três objetivos: a) intensificar institucionalmente o processo de inovação; b) fazer um redesenho curricular nos cursos de graduação presencial; c) viabilizar transferências de tecnologias.

O Vice-Reitor, Wilson Filho,  tem um frase que sintetiza as motivações  do acordo de cooperação com a Tec: “o sucesso dos 30 anos, não garante o sucesso dos próximos 30 anos”.

A Unicesumar tem bons conceitos no MEC, declara que a qualidade é um princípio institucional, tem projetos inovadores, é sustentável e possui uma das maiores taxas de matrícula de EAD do Brasil.  Apesar dos bons resultados, a Reitoria reconhece que é preciso fazer transformações institucionais.

A instituição tem uma identidade sólida  e uma cultura institucional que é conhecida pela comunidade acadêmica. Está aí a beleza do processo: a Reitoria está disposta a fazer transformações na Unicesumar, aos 30 anos de idade, com o objetivo de rumar para um futuro próspero.  As diretrizes da  4o. Revolução Industrial alimentam o processo de mudanças institucionais.    

Apreendi em  um workshop na Universidade  de Londres, com o professor Paul Temple, em 2010, que as IES, de modo geral, podem viver  paradoxos: possuem rituais e tradições, mas ao mesmo tempo, almejam a inovação. Os paradoxos não podem levar a esquizofrenias e confrontos internos. Eles precisam ser resolvidos, para todos os setores da IES caminharem na mesma direção.

Nesse sentido, a Reitoria da Unicesumar não pretende negar seu passado, mas construir um processo de inovação e de redesenho curricular, que não rompa com seus valores institucionais e que corresponda às demandas da sociedade. Há o desejo de ser uma IES do séc. 21.   

A cooperação com a Tec. de Monterrey é valiosa, porque a instituição percorreu o caminho das pedras, refez o projeto acadêmico e, principalmente, tem um histórico de inovação consistente, reconhecido internacionalmente através dos diversos rankings internacionais. Lá, foi instituído em 2019 o modelo Tec. 21. Provavelmente, é o modelo acadêmico mais inovador da América Latina. Foram seis anos de estudos, reflexão, planejamento, testes e avaliações. A elaboração do modelo contou com a participação da comunidade interna e externa. 

A Unicesumar também optou por construir um modelo acadêmico relevante, focado no aprendizado e na experiência do estudante. Desde fevereiro de 2020, há uma equipe trabalhando semanalmente na elaboração do que a universidade chamou incialmente de Projeto XP Futuro e agora é conhecido como Cesu22. A meta é implementar o modelo, no primeiro semestre de 2022, em todos os cursos  de graduação presencial. 

A Unicesumar tem a oportunidade de se tornar uma universidade de referência nacional em inovação.  Observo que outras IES brasileiras caminham no mesmo sentido. Sei que as instituições do Consórcio Sthem Brasil investem em processos de inovação acadêmica, com bons resultados. 

A cooperação da Unicesumar com a Tec de Monterrey é um processo coletivo de aprendizados. O modelo acadêmico terá como base propostas oriundas de diálogos, de estudos, de debates e de pesquisas  com estudantes e com seus pais, com egressos, com professores, com gestores institucionais e com empregadores. O modelo que está em fase de elaboração não irá nascer em um gabinete ou em uma reunião virtual com poucas pessoas. Há um consenso: o sucesso dá empreitada depende da consistência do projeto, da capacitação e do envolvimento das pessoas, da comunicação e dos alinhamentos internos.      

A Reitoria é participativa e tem dado apoio a todas as etapas do processo de cooperação com a Tec. Espero que em breve possamos anunciar para a sociedade, as bases do modelo acadêmico Cesu22. 

A instituição iniciou um caminho rumo a uma transformação institucional que respeita sua identidade e que permitirá o alinhamento com os melhores parâmetros do ensino superior. Por ser um projeto bem estruturado, acredito que é preciso anunciar e escrever sobre  o que há de novo no sistema. Estou como diretor de inovação da Unicesumar, focado na construção do modelo Cesu22.

Termino com um convite: meus caros gestores façam as transformações institucionais que possam conduzir suas IES rumo ao futuro próspero, de forma sólida e em redes. Não deixe de cooperar com quem tem bons propósitos. 

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