MeteRed TI: porque as IES precisam aderir?

A MetaRed ainda não é uma rede consolidada no Brasil. Há alguns fatores que explicam a sua não consolidação: a) a informalidade, pois não há procedimentos formais de adesão e permanência na rede; b) os resultados da rede ainda não foram percebidos e institucionalizados nas IES; c) é uma rede jovem, que se iniciou em outubro de 2019. A pandemia e a rotatividade dos gestores de TI das IES dificultaram a percepção do impacto e do valor da MeteRed. Todavia, não tenho dúvida, a MetaRed tem um futuro próspero, relevante e de incidência nas IES que aderirem a ela. Por que afirmo isso?

a) é uma rede de tecnologia, de transformação digital, de fortalecimento da área de TI nas IES. Afirmo: uma IES terá dificuldade de ser competitiva se não priorizar a área de TI e torná-la estratégica;

b) é um movimento internacional, que integra 11 países e mais de 900 IES. Há oportunidades de cooperação, de diálogo com IES que possuem problemas semelhantes, ou melhor, com IES que possuem boas práticas de gestão, soluções tecnológicas e outras práticas qualificadas da área de TI;

c) é um movimento que conta com o suporte do Santander Universidades, que “abriu as portas” para dialogarmos com a União Europeia, com a Unesco, com a OCDE, com a OEI e tantas organizações internacionais;

d) é uma rede que proporciona formação e aprendizado, que investe nas pessoas que compõem os grupos de trabalho, com cursos internacionais, em universidades relevantes.

Há o que melhorar, sim, sem dúvida, mas há muita oportunidade de crescimento e de impacto efetivo nas IES que participam da MetaRed. Dificilmente uma IES sozinha conseguirá soluções de cibersegurança, sozinha. A MetaRed disponibiliza um Kit com propostas de ações para qualificar a segurança dos ambientes tecnológicos da instituição. Uma IES isolada terá dificuldade de tornar a área de TI estratégica, com um modelo de gestão compatível com os desafios contemporâneos. A MetaRed tem pessoas qualificadas em gestão de TI, realiza pesquisa comparadas e tem indicadores de boa governança. Da mesma forma, uma IES isolada terá muito trabalho para mapear as tecnologias educacionais e de criar um bom relacionamento com fornecedores mundiais de tecnologia. A MetaRed possui grupos de trabalhos específicos para estes temas.

Muitas redes de IES já possuem grupos de trabalhos na área de TI e podem cometer um erro ao fazer a seguinte interpretação: “já estamos trabalhando em uma rede de TI com XX IES, portanto, não preciso participar da MetaRed”. Onde está o erro? Na incompreensão do seu poder de impacto, pois é uma rede internacional, envolvida com organizações relevantes, como as citadas acima, que possui mais de 50 grupos de trabalho. Portanto, a MetaRed transcende as diferentes redes de IES. O diálogo, as soluções, as boas práticas e as pesquisas possuem um olhar e um impacto mais amplo e são reconhecidas por organizações internacionais.  

A MetaRed Brasil tem como presidente a professora Lúcia Teixeira, que também preside a Unisanta e o Semesp. Eu sou o secretário executivo. Há quatro grupos de trabalho: a) Cibersegurança, coordenado por Domingos Sávio, da Unit; b) Tecnologias educacionais, coordenado por Marco Antônio, da Unicamp; c) Governança e indicadores de TI, coordenado por Marcelo Bardi, da FAE; d) Relacionamento com os fornecedores, coordenado por Ewerton Nunes, da FAESA. Estamos integrados com todos os países que possuem o projeto MetaRed. Somos coordenados pela MetaRed Global, com sede na Espanha.

Há desvantagem em participar da MetaRed? Gostaria de ouvir as respostas dos leitores.  A MetaRed é uma rede em construção, que irá se consolidar com a participação efetiva de todos os envolvidos. Não há qualquer tipo de taxa financeira para participar. Há muitas IES envolvidas, que buscam qualificar a área de TI. Há suporte internacional, há soluções de TI que já estão validadas. Então, há muitas vantagens. Faço o convite, participe da MetaRed.

Nós do Semesp acreditamos na MetaRed, dedicamos nosso tempo, nossa experiência em redes, nossa capacidade de conectar pessoas e envolvemos a energia da nossa equipe, no projeto. Espero, caro leitor, que você participe das nossas agendas e convide sua IES a se integrar à nossa rede. Se você leitor é um gestor de IES, esteja conosco. Escreva para redes@semesp.org.br. Agradeço à Universia Santander por ter dado origem a este projeto. O nosso futuro será mais brilhante que o nosso passado. (o texto é uma reflexão sobre a MetaRed TI Brasil)        

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Most Popular

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categories

On Key

Related Posts