É sobre o estudante, sim.

Para que servem as escolas? A resposta óbvia é: para formar pessoas. Escolas rementem à educação e a educadores. Através da educação, um país terá pessoas com atitude cidadã, compromissadas com o desenvolvimento sustentável e social e preparadas para exercerem suas atividades profissionais.

Essa consideração nos remete a uma série de ponderações, entre elas: uma escola não pode descuidar do aprendizado dos seus estudantes. É por isso que o Fnesp em 2023 irá tratar do tema do engajamento, das experiências memoráveis, das convivências sociais, da saúde mental, do modelo acadêmico e de outros temas que rementem ao cuidado com os estudantes.

O Semesp é compromissado com a educação e quer estimular as escolas a colocarem o estudante em primeiro lugar. Para nós, do Semesp, as estratégias e investimentos precisam responder a seguinte pergunta: estamos priorizando o aprendizado do estudante.

Às vezes achamos que basta uma escola ter um bom gestor para que essa escola resolva os seus problemas de educação ou basta uma tecnologia, para que ela consiga manter seus estudantes engajados e fieis à instituição. Um bom gestor tem de entender de educação para gerar os melhores resultados para a escola. As boas tecnologias são ferramentas e apoio, para bons modelos acadêmicos e administrativos. O que pode resolver “os problemas” da escola é a forma como ela valoriza estudantes e os educadores e como elabora e implementa o modelo acadêmico.

Ao priorizar o estudante, uma escola cumpre a sua missão educativa. Um gestor tem que cumprir metas, gerar resultados, inclusive financeiros, mas a prioridade terá que ser sempre o aprendizado dos estudantes.

O Semesp acredita que uma escola se faz com bons educadores.  São eles que fazem o coração da escola pulsar. Não basta uma escola ter um bom gestor, se os educadores não são estimulados a atuarem conforme os princípios do modelo acadêmico e não recebem investimento para a sua formação contínua.   

O Fnesp, ao tratar do tema do estudante, convida todas as escolas a se manterem em um diálogo permanente sobre aprendizagem, engajamento e vivências memoráveis dos alunos. Se não cuidarmos deles com atitude de educadores, eles não vão mais se importar com a gente. Se não compreendermos o que eles pensam, desejam ou querem, provavelmente, nos distanciaremos deles. Um bom gestor de escola é também um conhecedor de do comportamento dos estudantes.

Faço o convite para que participem e acompanhem as discussões no Fnesp 2023. O Semesp cumpre sua função ao apontar caminhos para que as escolas sejam mais competitivas e relevantes para a sociedade.  

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Most Popular

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categories

On Key

Related Posts