É preciso ampliar a lupa para compreender o estudante

Nos dias 28 e 29 de julho, participei da reunião do G7 (Rede 7 / Semesp), em São Luís do Maranhão, no Centro Universitário Dom Bosco (UNDB). No encerramento do encontro, ouvimos uma reflexão da reitora e professora Ceres Murad. Ela falou sobre a necessidade de ampliarmos nosso olhar sobre a diversidade, o perfil dos jovens e a necessidade de engajamento social da IES.

Segundo Murad, é preciso que os dirigentes de IES ampliem sua lupa para olhar o mundo de maneira mais ampla. A reitora tem razão. O mundo é outro (afirmação óbvia), mas nem sempre o percebemos, o compreendemos, o aceitamos. Ela defende que precisamos entender os jovens e suas demandas.

É nessa perspectiva que o Semesp propôs o tema do FNESP 2022: É sobre o estudante, sim! Durante o encontro do G7, o reitor da FAESA, Alexandre Theodoro, relatou suas andanças pelo pátio da instituição e seu diálogo com os alunos. Fico feliz em escutar relatos como esse. É preciso que os gestores de IES estejam mais próximos dos estudantes.

Um dono de uma loja de carro precisa entender de carro, um dono de uma loja de pneus precisa entender de pneu, um gestor de uma escola precisa entender de educação e de jovem, ou estou errado? Fico preocupado com a desconexão de visão de mundo entre os jovens e os líderes das IES.

Reconhecer a diversidade supõe respeitar a diferença e ter diretrizes que orientam a comunidade acadêmica. É preciso combater atitudes racistas, homofóbicas, misóginas, entre outras, que não respeitam o outro. É preciso que façamos pesquisas constantes para saber o que os jovens pensam e desejam, em especial após a pior fase da pandemia, pois precisamos entendê-los e cuidar do seu bem-estar. É preciso proporcionar experiências sociais e coletivas para os jovens, em especial, as que tenham engajamento social.

Respeitar a diversidade não significa abandonar a assertividade do processo educativo e a identidade institucional. Cada vez mais nossas IES necessitam estar preparadas para atuarem no “mundo de hoje”. Por isso, recomendo que os gestores ampliem sua lupa para olharem o mundo de forma mais ampla e compreensiva.

Espero que nossas IES sejam mais inclusivas e que exerçam seu papel educativo. A inclusão implica, inclusive, cuidar do bem-estar de nossos estudantes. Gestor que cuida do estudante tem um olhar holístico.

Caros leitores, por favor, não deixem de ler e comentar meus artigos.  

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social Media

Most Popular

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.

Categories

On Key

Related Posts