Tenha um projeto de ensino híbrido que seja robusto

A pauta do ensino híbrido definitivamente entrou na agenda dos eventos, reuniões e conversas informais, dos gestores de IES. Há uma diversidade de percepções e modelagens do híbrido. 

O conceito do ensino híbrido nos remete a algo que tem elementos diferentes em sua composição, a algo que leve a cruzamentos ou mistura. Se uma IES mistura em um curso de graduação, aulas presenciais e on-line, ela está fazendo algo híbrido. Se a IES oferece aos alunos a oportunidade de assistirem à aula remota ou presencial, ela está fazendo algo híbrido, mas como esse híbrido tem impactado o docente na gestão de sua aula e, principalmente, o aprendizado dos estudantes?

A IES tem de definir o que entende sobre o ensino híbrido, preferencialmente, com base nas propostas das pessoas que organizaram estudos sólidos e publicam sobre o tema.

Ensino híbrido raiz, supõe metodologia ativa, desenvolvimento de projetos, professores preparados, interação entre os estudantes, tecnologia, concepção curricular, interdisciplinaridade, entre outros elementos.     

Soluções fáceis podem ser frágeis e podem não despertar o desejo de adesão dos alunos e professores. IES comprometidas com a educação não fazem arranjos acadêmicos, para diminuir o custo sem a solidez da reflexão acadêmica.

Recomendo a elaboração de uma carta de navegação que conduza a instituição rumo a um processo qualificado de implementação do ensino híbrido, para o barco não ficar a deriva.    

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