Próximo evento

Formação online – STHEM Brasil
Fevereiro 1 - Abril 30

Os cursos serão oferecidos a todos os professores de todas as IES consorciadas, sem custo. Para os professores que irão participar pela primeira vez da formação em Lorena, a realização dos cursos online é obrigatória...

Leia mais »


IV FÓRUM STHEM BRASIL
Março 23


Universidade São Judas, Av. Vital Brasil, 1000 - Butantã, São Paulo - SP, 05503-001
São Paulo, São Paulo 05503-001 Brasil
EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO POSTERES O Comitê Científico do Consórcio STHEM Brasil torna pública a abertura de inscrição de trabalhos para divulgação das experiências de...

Leia mais »

5ª Formação de professores STHEM Brasil / Laspau
Maio 7 - Maio 11

Unisal, R. Dom Bôsco, 284
Lorena, São Paulo 05059-000 Brasil
US$1.055

Leia mais »

Acompanhe meu canal no Youtube

Instituto para a Formação de Gestores de Instituições Católicas de Educação Superior (IFGICES)

Fábio José Garcia dos Reis

O IFGICES nasceu de uma parceria entre o UNISAL e o Institute for Administrators in Catholic Higher Education (IAHE) de Boston College. No Brasil, o Instituto conta com o apoio da ANEC. São objetivos do Instituto no Brasil formar leigos e religiosos para o exercício da liderança, no estilo que atenda às expectativas das IES católica e da Igreja e apresentar experiências e propostas que indiquem ações concretas de institucionalização da identidade e da tradição católica.  

Uma solução para inovação acadêmica

Fábio Garcia Reis

Começou a ser implantado no Brasil, no último mês de maio, um projeto educacional inédito, alicerçado na experiência de inovação acadêmica da Universidade de Harvard. O projeto, que terá a duração de três anos (2014-2016), oferece uma oportunidade rara de capacitação de professores para a utilização de metodologias e tecnologias de ensino que favoreçam o aprendizado e contribuam para a preparação dos alunos em relação às necessidades do mercado. Alem de ajudar o país a romper com algumas convenções ultrapassadas sobre o ensino superior, a iniciativa deverá provocar uma mudança na postura de professores e gestores educacionais e intensificar sua cooperação com o setor produtivo.

Razões que tornam o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) a número 1, no ranking do Times Higher Education

Caltech superou a Universidade de Harvard e MIT, no ranking 2013/2014, segundo a revista Times Higher Education. O editor do Times, Phil Baty fez uma boa análise sobre a competitividade da instituição. O que torna Caltech, uma instituição competitiva?

É notável que a instituição recebe investimentos via fundraising, que há pesquisadores com prêmios Nobel, que há laboratórios bem equipados e que a instituição, em função de seu processo de seleção, recebe ingressantes qualificados, além disso, a instituição tem um caráter internacional.

O que faz uma escola ser incrível?

Fábio José Garcia dos Reis

Recebi recentemente um link de Douglas Rodrigues, com um texto sobre “As 11 escolas mais incríveis do mundo” (http://hypescience.com/escolas-mais-incriveis-do-mundo/). Doouglas é auxiliar da coordenação dos cursos de Pedagogia e Matemática, do UNISAL/Lorena. Sugiro a leitura do texto, para que percebam que há experiências inovadoras que rompem com a escola tradicional.

Douglas é uma das pessoas que sempre me envia links com textos sobre inovação acadêmica. Às vezes ele comenta no e-mail, “Fábio, isso é muito interessante”, “olha que legal”... É bom receber os e-mails dele, pois reforça minha convicção de que há pessoas que acreditam que é possível repensar a educação.

Pagina 2 de 3

Newsletter

Livros

Podcast